
Especialista internacional em governança e administração de terras, com mestrado em Cadastro e Ordenamento Territorial pela Universidade de Jaén, Espanha.
Foi Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) por dez anos, tendo coordenado políticas nacionais de gestão fundiária, como o cadastro de terras, regularização fundiária, cartografia, regularização de territórios quilombolas e aquisição de terras por estrangeiros. Gestão que lhe rendeu os dois maiores prêmios nacionais de inovação na gestão pública. Coordenou a formulação do Programa Terra Legal de regularização fundiária na Amazônia. Liderou processos de mediação de conflitos agrários envolvendo comunidades tradicionais, produtores rurais, áreas de segurança nacional e empreendimentos de produção agrícola e de energias renováveis, atuação que lhe rendeu a medalha Mérito Tamandaré, maior comenda da Marinha do Brasil.
Consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Banco Mundial no tema de governança fundiária na América Latina e Caribe. Participou de diversas missões internacionais na América Latina, África, Europa e EUA.
É Coordenador Executivo do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, é idealizador e co-fundador do Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais de Justiça da região do MATOPIBA. Em 2020 recebeu do Governador do Piauí a medalha Mérito Renascença, maior comenda do Estado.
É Professor da Escola Nacional da Magistratura e Professor convidado do mestrado na Faculdade de Engenharia Cartográfica e Geodésia da Universidade de Jaén, Espanha.
É membro do Grupo de Pesquisa em Governança de Terras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Grupo de Políticas Públicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).
Em 2020 foi eleito Diretor-Presidente do Centro de Inteligência para Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável (CITE).
Advogado, Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Direito Agroambiental e Especialista em Direito Notarial e Registral.. Ex-advogado da União (2005-2020), atuando na Consultoria Jurídica do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA (2005-2017), na Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário – SEAD (2017-2019) e na Consultoria Jurídica do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA (2019-2020). Foi servidor do INCRA (1980-2005). Autor do Livro “Terrenos marginais de rios federais: domínio e sua indenização nas desapropriações agrárias” e de vários artigos na área agrária, fundiária e ambiental.
Engenheiro Agrônomo, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutor pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Atua nas áreas de planejamento do uso da terra e modelagem espacial com ênfase em produção agropecuária, desenvolvimento rural e meio ambiente. No Grupo de Políticas Públicas da Escola Superior de Agronomia da USP coordena o desenvolvimento de soluções em políticas públicas através de análise de dados e geotecnologias.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS). Gerenciou o Serviço Cadastral do INCRA no Rio Grande do Sul por mais de uma década e foi gestor da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária da autarquia no estado, possuindo ampla experiência em cadastro, elaboração de cadeia dominial de imóveis e geoprocessamento. Atuou como consultor técnico junto ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e como Técnico em Geoprocessamento em projetos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Advogado, Doutor em Direito pela USP, com ênfase em Direito do Estado e mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor de pós-graduação em Direito, palestrante e escritor.
Advogado, atuante desde 1985 nas áreas do Direito Ambiental, Civil, Imobiliário, Notarial e Registral. Tem Pós-Doutorado em Governança de Terras pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas – UNICAMP. Doutorado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Direito Ambiental e Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Especialização em Direito Imobiliário e Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta- UNIANCHIETA. É professor universitário nas áreas de Legislação Ambiental, Recursos Energéticos, Sistemas de Gestão Ambiental, Licenciamento Ambiental e Metodologia da Investigação Científica.
Luciane Moessa passou metade de sua carreira jurídica no setor público, na qualidade de Procuradora do Banco Central do Brasil, de onde está licenciada, e na Câmara de Conciliação da Advocacia-Geral da União. No setor privado, atuou como assessora jurídica (áreas ambiental, trabalhista, tributária, societária e propriedade industrial) da Cooper Standard Automotive no Brasil e, depois, teve seu próprio escritório de advocacia. É Mestre pela UFPR, Doutora pela UFSC e realizou pesquisa de Pós-Doutorado pela USP, tendo realizado pesquisas no exterior durante Doutorado (Universidade do Texas), sobre Mediação de Conflitos Coletivos que envolvem Políticas Públicas (2010), e também durante o Pós-Doutorado (Università Luigi Bocconi), versando sobre Sustentabilidade Socioambiental no Sistema Financeiro (2015). Fundou a Soluções Inclusivas Sustentávais (SIS), que é membro do Laboratório de Inovação Financeira, uma iniciativa do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ABDE (que congrega as instituições financeiras de desenvolvimento/fomento) para fomentar o mercado de capitais e as Finanças Verdes e Sociais no Brasil, e da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Desde 2020, Luciane Moessa tem trabalhado com a organização britânica Global Canopy para a criação da Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD). É autora de dezenas de artigos, artigos publicados na imprensa especializada e de quatro obras individuais, com destaque para “Sistema Financeiro e Desenvolvimento Sustentável: regulação, autorregulação, boas práticas, propostas de aprimoramento e de parâmetros para responsabilização em caso de danos socioambientais causados por atividades financiadas” (Editora Lumen Juris, 2018).
É Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP. Possui dez anos atuando em projetos de P&D sobre conversão de ecossistemas para sistemas de produção de soja, milho e cana-de-açúcar e seus efeitos no solo. Foi bolsista pesquisador na Bangor University e University of Nottingham (UK). Tem oito artigos publicados internacionalmente em jornais científicos indexados e uma premiação internacional de destaque de Tese. Possui experiência: na dinâmica do carbono e nitrogênio do solo em agroecossistemas tropicais (cálculos e modelagem); na geração e aprimoramento de análises metodológicas; na análise e interpretação de dados e programação estatística usando R; e no georreferenciamento e geração de mapas usando QGIS e Google Earth Engine. Atualmente é professor de Fitotecnia na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília e assessor/consultor na agenda do carbono.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2014), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Ceará (2017) e doutorado na mesma área pela mesma instituição (2021). Tem ampla atuação em pesquisas científicas em temas como física do solo, manejo de solo e água, gênese e morfologia do solo, qualidade estrutural do solo e instrumentação aplicada à agricultura. É autor de dezessete artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais e colabora em diversos projetos de pesquisa. No âmbito profissional, atuou na Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, desempenhando funções de assessoria no Núcleo de Regularização Fundiária e integrando a equipe do Programa Regularizar, promovido pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.